Colômbia é uma república politicamente organizada em 32 departamentos descentralizados e a capital é o distrito de Bogotá, sede do governo nacional. É a única nação sul-americana que tem costas no Oceano Pacífico e acesso ao Atlântico através do Mar do Caribe. Com 49 milhões de habitantes, é a segunda nação onde mais se fala o espanhol, atrás apenas do México. Tem uma população multicultural, que é, em sua maioria é resultado da miscigenação entre europeus, indígenas e africanos, com minorias de indígenas e afrodescendentes.

O PIB nominal da Colômbia é o quarto maior da América Latina e ocupa o 28º lugar mundial. Atualmente, a Colômbia possui uma economia diversificada e possui um importante componente no setor de serviços. A produção econômica do país é dominada pela demanda doméstica e a despesa de consumo das famílias é o maior componente do PIB. Mostrando um grande potencial para exportação.
A Colômbia é o segundo país de maior biodiversidade do mundo, com 54.871 espécies registradas. É o país latino-americano com os conflitos mais ecológicos entre a população local e empresas multinacionais, principalmente em áreas de proteção ambiental, mostrando-se uma população consciente da importância da biodiversidade que possui. Para proteger seu meio ambiente, a Colômbia possui instrumentos como a Política Nacional de Mudanças Climáticas e o imposto sobre carbono. A produção de eletricidade na Colômbia vem principalmente de fontes de energia renováveis. 69,97% é obtido a partir da geração hidrelétrica.

A Região Cafeeira da Colômbia tem características únicas. Não somente pela excelência na produção de café que lhe dá o nome, mas também pela beleza de sua paisagem, onde o verde de sua vegetação e as florestas de Guadua (Bambu), se destacam numa topografia coroada pela Cordilheira dos Andes. A diversidade da fauna é muito grande. A diversidade de aves é a maior do mundo, onde existem mais de 1.000 espécies das 1.900 encontrados na Colômbia. Isso é 10 e 18% das espécies de aves encontradas no mundo, respectivamente. Seu clima é agradável, as pessoas que povoam este pequeno paraíso são muito educadas e gentis. Há uma história pré-hispânica que pode ser vista em seus belos museus. Por toda a sua beleza, em 2011, a UNESCO declarou o Patrimônio Mundial da Paisagem Cultural do Café.

Planejei ter uma experiência turística e voltar ao meu país. Mas o encanto foi tão grande que hoje estou com a minha família aqui no coração da região Cafeeira. Uma experiência que agora pode durar o que me resta de vida. O único perigo daqui é se apaixonar da região e não querer mais ir embora …

Aqui vou mostrar como chegar a esse paraíso sem dificuldades. Assim como os segredos para curtir dias maravilhosos, seja sozinho ou acompanhado.